REVISTALEPH REVISTA ALEPH PROJETOS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES EDUCAÇÃO ENSINO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RevistAleph, publicada pela Universidade Federal Fluminense, está aberta a publicações inéditas de autores brasileiros e estrangeiros de instituições que desenvolvam pesquisa e extensão sobre Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura, com o foco em movimentos de criação de uma outra escola, de um outro ensino e de uma outra educação a que vimos chamando de Experiências Instituintes e que se articulam também com o conceito de Inovação Pedagógica.

 

A RevistAleph privilegia a socialização de artigos sobre políticas e práticas que se articulam a dimensões éticas, estéticas, democraticamente includentes, nos diferentes tempos/espaços. Sem fins lucrativos, dentro da política do OJS, e disponível em versão eletrônica desde 2009. Publicamos em periodicidade semestral. Há em cada núero um Dossiê Temático, mas há outras seções. A revista tem o português (Brasil) como idioma principal. Mas aceitamos artigos em inglês e/ou espanhol. 

 

Políticas de Seção

Capa e Expediente

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Avaliadores desse número

Editores
  • Revista Aleph
  • Sandra Almeida
  • Walcéa Alves
  • Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos
  • Rejany Dominick
  • Érika Leme
  • Dagmar Silva
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Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

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Editorial

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Sumário

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Autor Convidado

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Dossiê Temático

Essa seção contém artigos relacionados ao tema principal de cada número da revista. Os artigos encaminhados devem ser fruto de projetos de pesquisa, de ensino e/ou de extensão já em fase avançada ou concluídos.

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Experiências Instituintes

Neste espaço publicamos trabalhos cujas origens estão em processos que buscam a inclusão, o diálogo com a diversidade e com o empoderamento de sujeitos que históricamente têm sido excluídos do acesso aos conhecimentos, da possibilidade de tomada de decisões, da ruptura com poderes instituidos. Aqui está uma articulação entre o pensar e o produzir uma realidade que potencializa a estruturação de uma cultura da aceitação do outro como legítimo outro ao nosso lado, com suas singularidades.

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Pulsações e Questões Contemporâneas

Nesta sessão publicamos artigos originados de projetos de pesquisa, ensino e extensão que estejam em andamento e cujas reflexões e experiências fagulham na direção de uma proposta instituinte. Também são publicados artigos ligados à reflexões gerais sobre temas não muito explorados ainda em trabalhos acadêmicos.

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Resenhas

São publicadas resenhas de livros.

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Documentos

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Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada à aprovação por meio de dois ou três pareceres emitidos por colaboradores ad hoc. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de originais para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e temas afins, à linha editorial da  RevistAleph, além da originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. É também avaliada a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. 

Na qualidade das teorizações serão levadas em conta os argumentos, que deverão ser desenvolvidos com originalidade e respaldarem-se no diálogo com pensadores que estabeleçam interlocuções com a área de Educação ou de Ensino da CAPES.

Excepcionalmente poderão ser publicados originais de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, condicionada à aprovação da Comissão Editorial.

 

Periodicidade

Semestral: Julho e Dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Modelo para artigos

Baixe em seu computador, salve e cole seu artigo.
https://docs.google.com/document/d/19fvyB6mQUbVGrXEvmBNYDaWyoFXVAfHVCmr4asyqlTQ/edit?usp=sharing