REVISTALEPH REVISTA ALEPH PROJETOS E EXPERIÊNCIAS INSTITUINTES EDUCAÇÃO ENSINO FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Foco e Escopo

A RevistAleph, publicada pela Universidade Federal Fluminense, está aberta a publicações inéditas de autores brasileiros e estrangeiros de instituições que desenvolvam pesquisa e extensão sobre Educação, Ensino, Aprendizagem e Cultura, com o foco em movimentos de criação de uma outra escola, de um outro ensino e de uma outra educação a que vimos chamando de Experiências Instituintes e que se articulam também com o conceito de Inovação Pedagógica.

A RevistAleph privilegia a socialização de artigos sobre políticas e práticas que se articulam a dimensões éticas, estéticas, democraticamente includentes, nos diferentes tempos/espaços. Sem fins lucrativos, dentro da política do OJS, e disponível em versão eletrônica desde 2009. Publicamos em periodicidade semestral. Há em cada núero um Dossiê Temático, mas há outras seções. A revista tem o português (Brasil) como idioma principal. Mas aceitamos artigos em inglês e/ou espanhol.

Capa e Expediente

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Avaliadores desse número

Editores
  • Revista Aleph
  • Sandra Almeida
  • Walcéa Alves
  • Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos
  • Rejany Dominick
  • Érika Leme
  • Dagmar Silva

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Sumário

Autor Convidado

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Essa seção contém artigos relacionados ao tema principal de cada número da revista. Os artigos encaminhados devem ser fruto de projetos de pesquisa, de ensino e/ou de extensão já em fase avançada ou concluídos.

Experiências Instituintes

Neste espaço publicamos trabalhos cujas origens estão em processos que buscam a inclusão, o diálogo com a diversidade e com o empoderamento de sujeitos que históricamente têm sido excluídos do acesso aos conhecimentos, da possibilidade de tomada de decisões, da ruptura com poderes instituidos. Aqui está uma articulação entre o pensar e o produzir uma realidade que potencializa a estruturação de uma cultura da aceitação do outro como legítimo outro ao nosso lado, com suas singularidades.

Pulsações e Questões Contemporâneas

Nesta sessão publicamos artigos originados de projetos de pesquisa, ensino e extensão que estejam em andamento e cujas reflexões e experiências fagulham na direção de uma proposta instituinte. Também são publicados artigos ligados à reflexões gerais sobre temas não muito explorados ainda em trabalhos acadêmicos.

Resenhas

São publicadas resenhas de livros.

Documentos

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação de artigos está condicionada à aprovação por meio de dois ou três pareceres emitidos por colaboradores ad hoc. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pela Comissão Editorial.

A seleção de originais para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação e temas afins, à linha editorial da  RevistAleph, além da originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo. É também avaliada a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

Na qualidade das teorizações serão levadas em conta os argumentos, que deverão ser desenvolvidos com originalidade e respaldarem-se no diálogo com pensadores que estabeleçam interlocuções com a área de Educação ou de Ensino da CAPES.

Excepcionalmente poderão ser publicados originais de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil, condicionada à aprovação da Comissão Editorial.

Semestral: Julho e Dezembro.

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Modelo para artigos

Baixe em seu computador, salve e cole seu artigo.